Por que engordamos na Pandemia e como resolver isso?
Quando a Pandemia começou tivemos que sair da rotina, parar com exercícios e ficar em casa sem saber ao certo o que aconteceria, vimos muitas pessoas perdendo a vida e o emprego e com certeza isso levou a ansiedade. O ser humano tem uma ligação emocional com a comida, o cheiro e o gosto de muitos alimentos nos lembram a infâcia, momento em que nos sentimos protegidos (ou pelo menos o que deveria ser), então em momentos de crise e ansiedade procuramos a comida, principalmente esses alimentos que nos lembram a infância e que normalmente nos confortam, mas eles geralmente são bem calóricos.
Então com a Pandemia e toda a ansiedade acabamos comendo além do que estavamos gastando de energia e isso levou as pessoas a ganharem peso. Sei que a Pandemia ainda não acabou e precisamos seguir todas as orientações de afastamento social, mascara, lavagem das mãos, etc. Mas já podemos voltar a fazer exercícios, ou na rua ao ar livre ou em academias com todos os cuidados ou mesmo em casa seguindo orientação de profissionais.
E quanto a alimentação? Precisamos perder a gordura que ganhamos nesses meses e como fazer isso? Aumentando o gasto energético com exercícios e diminuindo a ingestão calórica evitando alimentos com alto teor calórico como os alimentos industrializados: refrigerante, salgadinhos, bolos, doces, etc. Sei que a ansiedade ainda esta em alta e você precisa trabalhar ela, procure fazer algo que gosta, tente não pensar muito no amanhã e viva o hoje, procure manter contato (ainda que a distância) com pessoas que ama, leia um livro ou ouça música, faça algo que relaxe. Se puder procure um Psicólogo vai ajudar muito. Tente não descontar sua ansiedade na comida. Coma somente se estiver com fome. Procure diferenciar o que é fome física e o que é fome emocional para não comer além do necessário.
Para te ajudar vou te dar um exemplo para você identificar se a fome é física ou emocional. Se for fome física você come qualquer coisa, pense: Estou com tanta fome que comeria arroz frio ou um pão duro ou uma fruta que talvez nem goste muito? Se for fome emocional você terá fome de algo específico, algo que você goste muito.
Um Nutricionista pode te ajudar nesse momento para montar um cardápio para você com as quantidades exatas que você precisa e te ajudar nessa caminhada. Estou atendendo por videoconferência se quiser minha ajuda entre em contato. Pode me seguir também no instagram para dicas. @kellysarlonutri.