Linhaça e Seus Benefícios
A linhaça dourada e a marrom não têm muita diferença em sua composição química, ambas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e contém mais de 50% de fenólicos. A linhaça dourada contém maiores teores de proteínas porém a marrom tem maior quantidade de fibra dietética.
A semente de linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido como aqui no Brasil. Já a semente de linhaça dourada é cultivada em climas frios como o Canadá e o norte dos Estados Unidos e seu sabor é mais suave do que a linhaça marrom. No cultivo da linhaça marrom são usados agrotóxicos, já a linhaça dourada não, por isso a dourada é considerada orgânica.
A linhaça possui, além das fibras solúveis e lignanas, uma quantidade importante de ômega 3. Pesquisas tem avaliado sua relação com câncer de mama, próstata e cólon. Também têm sido avaliados a melhora na diabetes, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares. A linhaça também ajuda na diminuição do colesterol LDL.
A linhaça também é rica em vitaminas: A, B1, B6, B12 e E e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.
Em relação ao preparo o ideal é você triturar a semente no exato momento do consumo para não perder suas propriedades ou consumir a farinha.
A quantidade que deve ser consumida ainda está em estudo mas entre 1 a 2 colheres de chá por dia. Você deve começar aos poucos pois pode ter algum desconforto gastro intestinal.
Procure um Nutricionista para montar uma dieta balanceada para você.