Linhaça e Seus Benefícios

A linhaça dourada e a marrom não têm muita diferença em sua composição química, ambas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e contém mais de 50% de fenólicos. A linhaça dourada contém maiores teores de proteínas porém a marrom tem maior quantidade de fibra dietética.

A semente de linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido como aqui no Brasil. Já a semente de linhaça dourada é cultivada em climas frios como o Canadá e o norte dos Estados Unidos e seu sabor é mais suave do que a linhaça marrom. No cultivo da linhaça marrom são usados agrotóxicos, já a linhaça dourada não, por isso a dourada é considerada orgânica.

A linhaça possui, além das fibras solúveis e lignanas, uma quantidade importante de ômega 3. Pesquisas tem avaliado sua relação com câncer de mama, próstata e cólon. Também têm sido avaliados a melhora na diabetes, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares. A linhaça também ajuda na diminuição do colesterol LDL.

A linhaça também é rica em vitaminas: A, B1, B6, B12 e E e minerais como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.

Em relação ao preparo o ideal é você triturar a semente no exato momento do consumo para não perder suas propriedades ou consumir a farinha.

A quantidade que deve ser consumida ainda está em estudo mas entre 1 a 2 colheres de chá por dia. Você deve começar aos poucos pois pode ter algum desconforto gastro intestinal.

Procure um Nutricionista para montar uma dieta balanceada para você.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *