Dieta Low Carb
A dieta Low Carb consiste na redução de Carboidratos ingeridos. É importante deixar bem claro que é a REDUÇÃO e não a retirada completa do carboidrato da dieta. Nessa dieta o consumo de carboidratos é reduzido para menos de 45% do total de calorias proveniente dos mesmos.
Neste modelo de dieta o organismo pode levar até 8 semanas para se adaptar e começar a usar a gordura como forma de energia. Se você quer usar esse modelo de dieta, lembre-se que tem que ficar pelo menos 8 semanas ininterruptamente, para só então começar a queimar gordura como fonte de energia, incluindo os fins de semana. Low Carb é um novo estilo de vida e não uma dieta que você faz durante os dias úteis.
Outro fator importante nessa dieta é a fonte de gordura ingerida, as pessoas têm trocado o carboidrato por gordura saturada, isso é um erro muito perigoso para sua saúde. Aumentar a quantidade de gordura saturada pode trazer vários riscos principalmente para o sistema cardiovascular. O Ideal é a ingestão de gorduras poli-insaturadas e mono insaturadas. Então nada de tirar o carboidrato e comer bacon, gordura da picanha, pele de frango, etc.
As gorduras boas são encontradas no abacate, coco, frutas oleaginosas entre outras.
Então o que você pode fazer para começar?
Troque seu arroz normal por arroz integral, diminua a quantidade desse arroz (a quantidade ideal somente um nutricionista poderá calcular para você). Coma legumes (feijão, lentilha, grão de bico, etc.) também em pouca quantidade. Acrescente vegetais de todo tipo (tomate, cenoura, abobora, berinjela, repolho, alface, agrião, etc.). Lembre-se que a variedade de hortaliças é enorme, não precisa ficar uma refeição monótona.
A proteína também deve ser moderada e preferencialmente carnes brancas e magras.
Um outro fator importante também é a atividade física que você faz. Todo exercício precisa de energia para ser executado. Procure consumir a maior porção de carboidrato do dia 1 hora antes do exercício, assim você terá energia para desenvolver o treino com maior rendimento.
Se você é um atleta de competição, lembre-se que não conseguirá correr nem 5 km se estiver com fome.
Essas são algumas orientações para que você não fique muito perdido caso resolva mudar para esse estilo de vida, mas o ideal é que procure um nutricionista para que ele possa calcular sua taxa metabólica basal (a quantidade de energia que você gasta para respirar e para que todo os seus órgãos funcionem perfeitamente). Com esse valor ele poderá calcular o quanto poderá baixar seu carboidrato sem que você se sinta abatido e sem disposição para nada.
Sua saúde é mais importante que os padrões estéticos estabelecidos pela sociedade, então não faça dietas malucas, busque sempre uma orientação profissional e acima de tudo se ame como você é.
Se precisar estarei aqui para ajudar.