Kefir

kefir

o Kefir é um conjunto de micro-organismos, onde encontramos lactobacilos, fungos e bactérias, todos benéficos a saúde. Esses micro-organismos equilibram a flora intestinal, o que traz muitos benefícios para saúde.

Benefícios

Redução de problemas intestinais

Como o Kefir é rico em probióticos ele ajuda a diminuir inflamação intestinal e é eficaz para síndrome do intestino irritável. Como ele muda o pH do intestino ele diminui consideravelmente os micro-organismos ruins que estão no intestino.

Já foi comprovado que a microbiota intestinal é influenciada pelo tipo de alimentos que ingerimos e por tanto pessoas obesas com um hábito alimentar ruim tem mais dificuldade de emagrecer por causa dessa flora intestinal inadequada.

Se você quer emagrecer mudando seu hábito alimentar, pode ajudar muito consumir o Kefir  para regular sua flora intestinal de forma mais rápida.

Intolerância a Lactose

Para pessoas que tem uma intolerância a lactose leve, aqueles que podem consumir derivados de leite, podem consumir o Kefir de leite pois ele transforma a lactose em ácido lático produzindo aquele gostinho ácido como um iogurte natural.

Lembrando que também existe o Kefir de água que é alimentado com açúcares tipo açúcar mascavo.

Melhora dos sintomas de alergia e asma

Como ele melhora o sistema imunológico, ele ajuda a inibir a resposta inflamatória alérgica.

Câncer

Alguns estudos mostram que alimentos fermentados como o Kefir ajuda a diminuir o crescimento de alguns cânceres principalmente o câncer de mama. Ele reduz a formação de compostos carcinogênicos, além de melhorar o sistema imunológico. Esses estudos ainda não foram realizados em humanos mas em tubos de ensaios já obtivemos bons resultados.

Proteção da saúde Óssea

O Kefir de leite além de ter o cálcio ainda tem vitamina K2 que ajuda no metabolismo do cálcio, ajudando na melhor absorção de cálcio pelas células ósseas melhorando sua densidade

Existem 2 tipos de Kefir:

Kefir de leite e Kefir de água

O Kefir de leite, que fermenta a lactose, podendo ser usado leite de vaca, ovelha ou de cabra, também pode usar o leite de coco.

O Kefir de água, que fermenta o açúcar adicionado a água ou água de coco,(esse não contem leite)

Embora fermentem substratos diferentes, o cuidado com os dois tipos é o mesmo.

Para cuidar do Kefir da trabalho, por isso algumas pessoas dizem que é seu filhinho.

 Como cuidar?

Para cuidar é simples, lembre sempre que é um ser vivo.

Primeiro esterilize um frasco de vidro jogando aguá fervendo dentro dele. Deixe esfriar tampado para não entrar nenhum bicho. ( Se você colocar seu Kefir no frasco quente irá mata-lo).

Coloque 300 ml de leite para uma colher de sobremesa de Kefir no frasco de vidro. Tampe com um papel toalha ou guardanapo e prenda com um elástico. Se for o Kefir de água coloque 250ml de água e 1 colher (sopa) de açúcar (preferencia o mascavo, mas pode ser açúcar refinado, nunca coloque mel)

OBS: Em 1 litro de água açucarada você coloca de 3 a 4 colheres  de grãos de Kefir

Depois de tampado coloque em um armário (temperatura ambiente e sem luz). Lembrando que em lugares mais quentes ele irá fermentar mais rápido.

Depois de 24 h você deve coar em uma peneira de plástico (não use nenhum utensílio de metal para manipular seu Kefir), colocando o liquido fermentado em um lugar próprio para seu uso e o Kefir que ficou na peneira volta para o vidro onde você deve acrescentar o leite ou a água (dependendo do tipo de Kefir) e começar o processo novamente.

Se quiser pode deixar fermentar por 48h vai ficar mais ácido e mais consistente. Aí vai depender de sua preferência no gosto.

O ideal é que 1 vez por semana você esterilize o frasco novamente e passe uma água filtrada no Kefir para lava-lo.

Quando ele já tiver multiplicado bastante não esqueça de doar um pouco, muitas pessoas estão querendo e precisamos compartilhar esses benefícios maravilhosos.

Se você cuidar bem do seu Kefir irá ter para toda a vida. Aproveite.

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *