Abacate
O abacate é evitado por muitas pessoas que pensam que ele aumenta o colesterol, mas na verdade ele reduz o colesterol LDL, pois na polpa do abacate encontramos uma alta quantidade de fitoesterol e glutationa.
O fitoesterol é uma substância de origem vegetal cuja estrutura é muito similar a do colesterol e seu mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático.
A glutationa tem um efeito anti-inflamatório que ajuda no tratamento de acne, celulite e até mesmo no tratamento contra a obesidade.
Além disso o abacate é rico em vitaminas Lipossolúveis A e E, potássio e ômega 9. A quantidade de ômega 9 no abacate é bem próxima da quantidade de ômega 9 do azeite.
O abacate também possui antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Uma outra vantagem do abacate é que associado ao carboidrato ele diminui o índice glicêmico. Ele também dá maior saciedade devido ao seu teor lipídico.
O abacate também é rico em fibras que ajudam no funcionamento intestinal.
Existem alguns estudos que dizem que o sitosterol presente no abacate é um grande aliado na prevenção do câncer de próstata.
É importante lembrar que o abacate tem um alto valor lipídico e deve ser adicionado a dieta com cuidado. Procure um nutricionista para lhe mostrar qual a melhor maneira de inserir essa fruta maravilhosa em sua dieta.